Entrevistas

Bem pessoal, aqui eu vou colocando as entrevistas que outros blogueiros fizeram comigo sobre Outono e meus outros livros. É para vocês conhecerem um pouquinho mais sobre mim e sobre minhas obras.

BLOG HEY BOOKAHOLIC:


Fiz uma entrevista com a Valeria, confiram aqui as respostas dela!:


1- Primeiramente, como foi escrever seu primeiro livro?

Eu decidi escrever meu primeiro livro em 2007, quando resolvi colocar no papel minhas experiências com Programação Neurolinguística, logo após ter lido "The Secret". Vi que minhas experiências eram parecidas com as da autora (e de seus colaboradores), porém, pareciam mais reais, pois eu não falava de casas de um milhão de dólares, mas, de experiências comuns do dia a dia e as pessoas poderiam se identificar mais comigo.
2-  O que a inspirou no seu novo livro Outono?

Escrever para Young Adults, eu sempre sonhei escrever um livro voltado para eles. E o mundo bruxo é um Universo fantástico onde TUDO É POSSÍVEL! Não há limites para a imaginação, então você se solta. 

3- Você se identifica com algum de seus personagem? Qual e por quê?

A Carol, sem dúvida! Eu encontro muito de mim nela. Não tenho a insegurança que ela tem no início do livro, sempre fui mais atirada, mas, tenho o romantismo dela. Acho até que ela cresceu e se fortaleceu no decorrer história porque eu sou uma pessoa mais forte e decidida, e, assim fui colocando um pouco das minhas características nela. 


4- Valéria, você tem algum escritor favorito ou algum no qual você se inspire?

Gosto muito de José de Alencar! Amo o seu jeito de escrever, os seus livros, as suas histórias... O livro dele que mais gosto é "O Tronco do Ipê". Aliás, falando em Ipês, há um livro que eu li na minha adolescência que eu amei e nunca me esqueci dele. Li umas trezentas vezes e leio mais trezentas, que é o "Quando Florescem os Ipês" do Ganimedes José.

5- Você sonhou a vida inteira em ser escritora?

Não. Eu sempre gostei muito de ler e escrevia muito em redações de escola, onde eu me saía bem. Mas, nunca havia pensado em seguir carreira antes de 2007.

6- Para finalizar aqui em grande estilo, deixe uma mensagem para seus leitores  Rosto sorridente com boca aberta

Para os meus queridos leitores eu digo que amei cada pedacinho de tempo que gastei criando OUTONO e que eu espero que eles sintam em cada linha a mesma emoção que eu senti ao escrever. E eu gostaria que eles se apaixonassem pela Carol e pelo Erick da mesma forma com que eu me apaixonei... É isso que eu escrevo em todos os livros onde eu escrevo uma dedicatória... 

Espero que tenham gostado galera!
Abraços,



BLOG MOVIEMENTO


Entrevista com o Autor - Valéria Schmitt


Boa tarde Valéria é um grande prazer ter a sua participação aqui nesse espaço destinado aos autores. Ficamos realmente contentes em poder dar uma ajudinha a cada autor. Seja Bem vinda!


Primeiramente, quem é Valéria Schmitt, conte-nos um pouco sobre você e como foi seu primeiro contato com a literatura?



Bom, antes de mais nada, muito obrigada pela oportunidade que você está me proporcionando Ygor, realmente é um gesto grandioso da sua parte ajudar a promover autores iniciantes como eu. Agradeço a gentileza, a boa vontade e o seu altruísmo. É um prazer enorme ser entrevistada por você.
Então, vamos lá: Eu sou dentista e escritora, moro em Pitangui, Minas Gerais, sou casada e tenho dois filhos adolescentes, razão pela qual o universo adolescente me encanta. Sou filha de professores e minhas tias também foram educadoras, todas apaixonadas por livros. Eu aprendi a ler muito cedo, aos 3 anos de idade, numa época em que só se alfabetizava aos 7 anos e havia uma biblioteca enorme na minha casa, então eu passei a minha infância e adolescência dentro dela, literalmente "devorando" os livros que iam desde Mitologia Grega, passando por contos da Carochinha até livros mais sérios como os de Khalil Gibran e Maquiavel.

E como foi a mudança depois desse contato de uma leitora para uma escritora?

Na escola eu adorava escrever, minhas redações eram sempre com notas boas, mas, quando adolescente eu era rebelde, escrevia sobre temas polêmicos e sempre combatendo o "sistema", passei muito tempo apenas como leitora. No meu trabalho os meus colegas levavam sempre livros novos para que pudesse ler nos intervalos de atendimento no PS, eu ficava igual doida querendo novos livros (risos).

Depois, quando tive em minha vida experiências muito satisfatórias com Programação Neurolinguística, eu resolvi colocar minhas experiências num livro, que teve tudo aquilo que um primeiro livro normalmente tem: Título que poderia ter sido melhor, pressa em publicar, enfim, foram vários erros que tive que corrigir depois. 
Depois veio o segundo livro e o terceiro e foi ficando fácil, rsrs.

Você lançou no clube de autores o livro "Muito Além do Passado", o romance narra a história sobre lembranças de vidas passadas. É somente ficção ou tem elementos ou inspiração de crenças espíritas? Conte-nos um pouco mais sobre do que trata o livro?

Esse livro ainda é um mistério porque eu sempre levava meu notebook para o Pronto Socorro onde eu trabalhava porque, se tivesse tempo, eu sempre escrevia. No dia em que comecei a escrever "Muito Além do Passado" eu não havia levado o notebook. A vontade de escrever veio como uma avalanche, então, eu peguei um bloco de receituário e escrevi logo 50 páginas à mão! Depois fui desenvolvendo a história, mas, foi muito rápido! Parecia que ela estava pronta. E, sim, o livro tem elementos e inspiração no Kardecismo e é uma história sobre Terapia de Vidas Passadas, onde a protagonista tem 3 existências, a primeira delas na França do século XVIII. 

Sobre esse livro, as pessoas me perguntavam se eu havia psicografado e eu sempre dizia que não, porque eu estava completamente consciente durante todo o tempo, mas, aí, uma pessoa o leu e me disse que não era pra eu falar nunca mais que ele não havia sido psicografado, porque eu certamente não teria escrito essa história sozinha. E é isso...

Esse é o seu segundo romance, o primeiro foi "A Lei da Atração" e há um terceiro "Outono" certo? Existe algum tema recorrente em sua obra, ou alguma preocupação específica para ser discutida? 

Não há um tema recorrente não. " A Lei da Atração" como te falei, foi escrito porque eu senti necessidade de compartilhar as minhas experiências com Programação Neurolinguística no intuito de ajudar as outras pessoas e parece que eu consegui meu objetivo porque muita gente me falou que se sentiu tocada com o livro. O outro, "Muito Além do Passado" eu já contei como foi a experiência e "OUTONO" foi um sonho antigo! Eu sempre quis escrever para adolescentes, sempre gostei de ler livros voltados para adolescentes e gosto muito de temas fantásticos como bruxas, vampiros, magia e coisas sobrenaturais. Vi que esse é um tema que chama a atenção de muitos jovens e criei a história pensando na minha cidade, com a intenção de divulgá-la para o público jovem, tornado-a conhecida para que as pessoas sintam vontade visitar Pitangui.

E quanto a novos projetos, algo em mente ou já sendo trabalhado, pode nos contar algo?

Sim!!!! Sim!!!! E sim de novo! "Outono" é o primeiro livro de uma série! Vêm aí "Inverno", "Primavera" e "Verão". E eu tenho certeza de que vou ficar muito triste quando terminar de escrever o último, porque adoro a companhia da Carol e do Erick, amo a história e me sinto muito bem escrevendo sobre eles.

Falando de trabalho, como se dá o seu processo criativo, algum ritual ou rotina em especial na hora de escrever? 

Eu crio o tempo todo. Quando eu dei entrevistas sobre meu primeiro livro, eu disse que criava enquanto dirigia de uma cidade a outra quando ia trabalhar. Era uma viagem de quase uma hora onde eu divagava e chegava cheia de ideias louca para colocar no computador, por isso eu sempre levava meu notebook para o trabalho. O segundo livro foi o único que eu me sentava e escrevia sem pensar muito antes. Em "Outono" qualquer situação cotidiana, como derramar um leite no chão, me fazia criar uma cena. Um capítulo foi puxando o outro, experiências que eu vivi se transformaram em experiências da Carol e a história foi fluindo. Para "Inverno" eu já tenho muitas ideias, embora ainda não as tenha escrito.

Durante esse trabalho e durante toda a sua carreira existiu ou existe a influência de algum autor em especial? 

Vários! Não sei se posso dizer influência, acho que quando escrevi sobre a Catherine de "Muito Além do Passado", como era no século XVIII, eu pude escrever um pouco como José de Alencar, que eu amo e não posso me espelhar muito por causa da sua escrita rebuscada e romântica, própria dos anos 1800 (embora minha história se passasse em 1747, eu pude escrever como ele). Para "Outono" eu me espelhei em vários autores consagrados (li todos os livros da Thalita Rebouças, li todos os Harry Potters e toda a série do Rick Riordan para saber como fazer minha escrita chegar até o público adolescente. Mas eu tenho o meu jeito próprio de escrever, algumas pessoas que leram meu primeiro livro me disseram que sentiram como se estivessem "conversando comigo"...

Por ultimo, deixamos aqui esse espaço para você mandar seu recado aos seus leitores e a autores que também estejam buscando seu espaço no mercado editorial: 

Para os meus leitores eu digo que desejo que eles se apaixonem pela Carol e Erick da mesma forma com que eu me apaixonei, porque a história foi escrita com muito carinho, com romance, magia e aventura. Carol não é uma protagonista frágil, ela cresce durante a história, deixando de ser uma jovem tímida e socialmente desajustada para se tornar uma mulher corajosa que nada tem de indefesa. Acho que as mulheres se reconhecem nesse perfil nos dias de hoje.

Para os autores que, como eu, estão buscando seu espaço eu digo que busquem de todas as maneiras, não desistam, corram atrás dos seus sonhos e mostrem a sua obra. Livro foi escrito para ser lido e não para ficar guardado dentro de uma gaveta ou no HD de um computador, então, há que se colocar a obra exposta, porque é uma experiência muito gratificante!

POR MAIS UMA BLOG

O Blog POR MAIS UMA  publicou hoje uma entrevista em que falo sobre Outono e sobre minha cidade, Pitangui. Acho importantíssimo o trabalho de pessoas que nos ajudam a divulgar nossas obras e o entretenimento como eles, conheçam um pouco do "Por Mais Uma":


"O Por Mais Uma não é apenas mais um blog sobre entretenimento, ele pode – e deve- ser encarado como algo além. Surgiu no fim de dezembro de 2012, quando três pessoas se juntaram por possuir muito em comum e, do nada, do nada mesmo, decidiram criar um espaço em que pudessem falar sobre aquilo que mais gostavam para outras pessoas que, possivelmente, possuem os mesmos pontos em comum.
A proposta do espaço não é apenas falar sobre o que mais gostam ou limitar o conteúdo se debruçando apenas sobre um tema, mas é inserir os outros, mais mentes, em um universo que pode ser mais que mero entretenimento, pois, séries, cinema, música, livros são o alimento para a sensibilidade e imaginação humanas."
Visitem o Blog:
Se você acompanhou o blog nos últimos meses deve ter visto nossos posts sobre os autores nacionais e sobre a relação com a Semana do Livro Nacional. A SLN acabou, mas nos abriu uma nova porta, graças a ela conhecemos diversas obras nacionais e tivemos contatos com muitos autores.
Graças a essa busca, encontramos Valéria Schmitt e sua obra “Outono”. Valéria é de Minas Gerais, graduada em Odontologia e, claro, escritora. “Outono” é sua terceira obra, mas é a primeira para o público adolescente, sendo o primeiro da série. Enquanto lia o livro, algumas curiosidades foram despertando, entramos então em contato com a autora para uma pequena entrevista que, apesar de contar alguns detalhes da narrativa, está controlada com spoilers, mas destacam os fatos mais interessantes que encontramos na obra da mineira.
Por Mais Uma – Achamos muito interessante que histórias fantásticas sejam ambientadas no Brasil, o que a fez escolher Minas Gerais? 
bigValéria Schmitt – Eu Moro em Minas, em Pitangui, uma cidadezinha fantástica que está prestes a completar 300 anos de existência, é a Sétima Vila do Ouro das Minas Gerais  e foi completamente esquecida pelo resto do Brasil. Nunca se fala em Pitangui quando se pensa em “cidades históricas mineiras”, nossas rebeliões não foram contadas nos livros, existia também o fator “distância” pois, Pitangui é a única Vila do Ouro que fica “fora da rota” das demais cidades, enfim, muita coisa contribuiu para que a cidade perdesse sua identidade e eu quis resgatar isso como um presente para velhinha no seu tricentenário.
Por Mais Uma – A história começa a ser contada quando Carol descobre que é uma bruxa… Você se baseou em alguma mitologia específica para explicar os poderes retirados da personagem e a tradição envolta desse mundo mágico que criou?
Valéria Schmitt –  Não me baseei em nada especificamente, embora a literatura esteja cheia de lendas sobre poderes retirados de pessoas e sobre se esconder um determinado herói até uma hora onde a história realmente começa. Começamos por “A Bela Adormecida” que, inclusive, eu cito também no livro. Ela ficou escondida por 16 anos por causa de uma profecia. À medida que vamos lendo sobre as lendas e mitos de vários povos ou mesmo contos da Carochinha, nos deparamos com inúmeras histórias parecidas. A tradição desse “mundo bruxo” onde vive a Carol foi criada por mim, e, claro que me inspirei em coisas que li. Porém, foi num momento de bastante vontade de brincar com os números que inventei aquela história sobre a idade dos bruxos ser contada de forma diferente. Na verdade, o que eu quis no decorrer da história foi fazer a coisa toda parecer o mais real possível, mesmo com todo aquele arsenal de poderes sobrenaturais que os bruxos e os outros seres possuem.
Por Mais Uma – Em um momento do livro, Carol diz “como se eu fosse a versão feminina de Harry Potter”, existe alguma relação intencional com a obra de JK Rowling? 
Valéria Schmitt –  Na verdade, eu cito Harry Potter mais vezes no decorrer do livro. O que eu quis com essas menções foi demonstrar que a Carol é uma adolescente normal que leu Harry Potter e se encantou com ele como quase 100% dos garotos da atualidade. O fato de ela se descobrir bruxa e ficar se perguntando se tinha que estudar numa escola para bruxos ou se ela precisava de varinha ou mesmo quando ela fala em “Oclumência” numa determinada hora, mostra que ela leu todos os livros da série e gostou. Outra coisa que me levou a relacionar livros famosos com minha obra foi a imitação, rsrs. No livro de Dan Brown, “O Código da Vinci” ele fala sobre isso, numa hora em que alguém cita o livro mais lido do mundo, o professor Langdon fala que não sabia que Harry Potter havia sido tão lido assim. Porém, o livro mais lido do mundo, nesse caso, era a Bíblia, rsrs. Achei interessantíssimo. No último livro dele, “Inferno” ele usa do mesmo recurso quando o editor de Langdon diz que ele deveria escrever sobre “50 Tons de Iconografia” se quisesse ter mais prestígio, numa referência ao livro “50 Tons de Cinza”. Acho essa interação muito boa, sem contar que torna o livro mais leve, com uma pitada de humor.
Por Mais Uma – Por falar em relação com outras obras, quais seus autores favoritos e suas inspirações?
Valéria Schmitt – Não me canso de falar que meu autor favorito é José de Alencar. Amo o jeito que ele escreve e adorei ler todos os seus livros. Li “O Tronco do Ipê” várias vezes, “O Guarani” eu li pelo menos três vezes e amei todas elas. Eu pude “imitar” um pouco o seu jeito na primeira parte do meu livro “Muito Além do Passado”, que se passa na França do Século XVIII, é muito bom poder escrever desse jeito rebuscado de José de Alencar. Dos contemporâneos, vamos novamente falar em Ipês: Ganimedes José com sua obra “Quando Florescem os Ipês” me encantou aos 12, aos 13, aos 14, aos 15 e continua me encantando. Li esse livro muitas e muitas vezes e sempre me apaixonei! O jeito simples da escrita, a história daqueles quatro jovens me fez querer escrever para essa faixa de idade… Embora o livro não seja de literatura fantástica, pelo contrário, é muito real.
Por Mais Uma – Sobre a sequência de suas obras, já possui outra em andamento? Existe algum plano para contar mais sobre os bruxos? E sobre outras criaturas fantásticas? 
Valéria Schmitt – Sim, sim, sim!!! Sobre Carol e suas aventuras, estamos dando continuidade em “Inverno”, que já está sendo escrito. O plano é escrever 4 livros. Depois virão “Primavera” e “Verão” com mais histórias sobre Erick e Carol e suas lutas contra Hypollitus. A situação promete ficar mais complicada de agora em diante. Sobre outras criaturas fantásticas, bem, talvez eu escreva, pois, esse tipo de história nos dá uma liberdade tremenda, uma vez que tudo é possível! Ainda que queiramos tornar a nossa fantasia um pouco mais real, até para ser aceita mais facilmente, não temos compromisso com a realidade. Estou amando me aventurar pela literatura fantástica.
Interessou-se pelo livro? você pode comprá-lo em ebook na Amazon (apenas R$ 2,11) ou pode comprar o impresso aqui. Para saber mais sobre a autora e suas obras é só acessar oblog de Valéria  e, claro, o blog de Outono.

A Coral do Universe for Words, publicou essa entrevista no dia 25 de julho, mas, por algum motivo eu sóa vi hoje!Agradeço do fundo do coração a ela pela divulgação e pela parceria.  Aqui está a entrevista na íntegra:
A autora também me deixou fazer uma pequena entrevista com ela sobre como foi o processo de produção do livro. Fiz dez perguntas, que estão de azul e negritadas e as respostas dela de preto. Confiram:

Valéria, em que momento da sua vida você decidiu que escreveria um livro? Quem foi a primeira pessoa para quem contou e qual a reação dela? 
Eu decidi escrever meu primeiro livro em 2007, quando resolvi colocar no papel minhas experiências com Programação Neurolinguística, logo após ter lido "The Secret". Vi que minhas experiências eram parecidas com as da autora (e de seus colaboradores), porém, pareciam mais reais, pois eu não falava de casas de um milhão de dólares, mas, de experiências comuns do dia a dia e as pessoas poderiam se identificar mais comigo. As primeiras pessoas para quem falei foram meus cunhados, por e-mail (escrevi um e-mail a cada um deles pedindo uma força na publicação) e as reações foram as mais variadas: Alguns apoiaram e outros já foram mais "pé no chão". Um deles me disse para "não trocar os dentes pelas letras" se referindo à minha profissão de dentista, rs.

Você sabia que a carreira de escritora aqui no Brasil é bem difícil, o que te motivou a correr atrás e conseguir publicar seu livro?  
Paixão pura por escrever! Realmente, a carreira de escritora no Brasil não é fácil e fora daqui também não, pois durante o tempo que passei nos Estados Unidos escrevendo OUTONO, o máximo que consegui lá foi alguma Editora de "self-publishing", o que eu não queria.


No que você se baseou para criar os bruxos do seu livro?
Mais uma vez nas minhas experiências (muitas vezes eu usei cenas que aconteceram comigo e as coloquei no livro) e no que eu sonhava e queria que fosse possível quando era mais nova _ Eu adoraria, por exemplo, se pudesse ter poderes de bruxa ou super poderes de vampira. O Erick é mais ou menos o que eu quereria num namorado, se fosse adolescente: Romântico sem ser meloso, forte, protetor, às vezes sarcástico, engraçado, inteligente... Pode ser que eu esteja sendo pouco (ou nada) feminista nesse caso, mas, acho que toda mulher ainda sonha com um príncipe encantado que venha salvar a princesa... Então,  com meus sonhos, minhas vontades e minhas experiências, fui criando os personagens e a história.

Durante o processo de escrita do seu livro, qual foi a maior dificuldade que você enfrentou? Alguma vez você chegou a pensar em desistir?
Depois que escrevi Muito Além do Passado, eu queria muito escrever para Young Adults, cheguei a começar a história 3 vezes, mas, ela não fluía... Eu achei que não fosse conseguir, mas, acho que, apenas, ainda não era o momento, pois, na quarta vez, tão logo eu comecei, a história veio completa, como se eu já soubesse o livro inteiro! Foi muito interessante!

Como você lidou com a sua primeira crítica negativa?
Olha, eu recebi poucas críticas até agora. Até mesmo porque o livro está no ar há pouquíssimo tempo, ainda não tem dois meses, então não deu tempo ainda, rsrs. Mas, como escritora, eu tenho consciência de que nem todos gostarão de OUTONO, nem de meus outros livros e que algumas pessoas não gostarão da minha forma de escrever.  Do mesmo jeito que existem livros que eu li e me apaixonei, existem outros que eu li e não gostei. Dessa maneira, as críticas negativas virão, certamente.
Eu escrevi no Face esses dias: Nem todos gostam de literatura fantástica, nem todos gostam de livros para Young Adults e nem todos gostam de histórias onde há o clichê "mocinha frágil e namorado forte e protetor". Apesar de que minha mocinha não é tão frágil assim, afinal, ela cresce e se fortalece ao longo do livro e depois é ela quem decide o final da história. Como eu disse, assim como existem livros que li e não gostei, existem pessoas que não gostarão de Outono nem da forma como escrevo. Acho difícil lidar com críticas negativas, mas, elas são importantíssimas para o crescimento ( e isso não é clichê, rsrs). E, sobre clichê, todas as grandes marcas, todos os grandes jogos são, no fundo, baseados em clichês, porque pegam uma ideia que funciona e aprimoram. 

Qual o personagem do seu livro que você acha mais parecido com você?
A Carol, sem dúvida! Eu encontro muito de mim nela. Não tenho a insegurança que ela tem no início do livro, sempre fui mais atirada, mas, tenho o romantismo dela. Acho até que ela cresceu e se fortaleceu no decorrer história porque eu sou uma pessoa mais forte e decidida, e, assim fui colocando um pouco das minhas características nela. 

Como você se sentiu quando pegou nas mãos o primeiro exemplar do seu livro?
É uma emoção inexplicável. Até porque eu sonhava com a capa de OUTONO e pensava: "Eu nunca vou conseguir uma capa assim, do jeito que eu quero!" E quando a foto da capa foi descoberta, era tudo que havia imaginado, exatamente igual! Ter nas mãos o livro pronto, ler as palavras que criei com tanto carinho... Tudo isso é fantástico!

Quem é o seu autor(a) preferido e qual o livro dele que você mais gosta?
Gosto muito de José de Alencar! Amo o seu jeito de escrever, os seus livros, as suas histórias... O livro dele que mais gosto é "O Tronco do Ipê". Aliás, falando em Ipês, há um livro que eu li na minha adolescência que eu amei e nunca me esqueci dele. Li umas trezentas vezes e leio mais trezentas, que é o "Quando Florescem os Ipês" do Ganimedes José.

Você sempre gostou de ler?
Sempre! Eu me considerei uma "livrólatra", (como alcoólatra, só que viciada em livros), numa linguagem mais moderna, uma "bookaholic". Aprendi a ler com 3 anos de idade, brincando com minha prima, em uma época em que as crianças somente eram alfabetizadas aos 7, na primeira série. Meus pais nem sabiam que eu sabia ler! Desde então eu vivo no mundo dos livros. Nós só viajávamos nas férias de janeiro, então eu passava as minhas férias de julho trancada na biblioteca da minha casa e muitas vezes não saía nem para almoçar! Sempre, inevitavelmente, eu era vista com um livro nas mãos. Tenho tanta ânsia de ler um livro que, quando meus filhos estavam lendo perto de mim e paravam a leitura, eu pegava os livros e os lia, ou melhor, devorava (foi assim que tive contato com Harry Potter, Percy Jackson e outros que me encantaram.

Tem alguma dica para quem quer ser escritor?
Escrevam com paixão, amem seus personagens, curtam a história! Depois de pronta a sua obra, não desanimem, corram atrás dos seus sonhos, divulguem! Eu já vi vários livros que foram recusados por editoras e depois fizeram um sucesso tremendo somente com o boca-a-boca. E, não se esqueçam de quesempre vai ter alguém que não vai gostar de determinada obra, como também vai haver um número enorme de pessoas que vão amar o que vocês escrevem!

Novamente, muito obrigada pela oportunidade, Valéria. Seu livro será lido com muito carinho e em breve terá resenha aqui no blog.


http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2013/08/parceria-01-escritora-valeria-schmitt.html

PARCERIA #01 - ESCRITORA VALÉRIA SCHMITT - LIVRO "OUTONO"



Posted by Picasa 

Olá alegres e felizes seguidores e visitantes!

Temos mais uma parceria  nacional e vocês vão ver o quanto ela é maravilhosa!!

É a Escritora Valéria Schmitt, autora do livro "Outono".

Saibam um pouco da sinopse:

 SINOPSE 
Carolina Jardim é uma adolescente que está tranquila e feliz com sua vida e
sua escola em Pitangui, Minas Gerais, e não entende por que sua mãe insiste em
querer comemorar seu décimo sexto aniversário com uma grande festa, enviando
convites a todos os seus colegas e parentes.
É claro que a notícia da festa e da popular banda contratada para tocar muda
a forma como seus colegas se relacionam com ela na escola, incluindo Bernard, o
jovem por quem ela tem uma queda. Durantea festa Carol conhece o lindo, mas
enigmático Erick Tatcher, filho de um dos amigos de sua mãe. Ela também
conhece uma mulher misteriosa, a venerável Ambrosina.
Depois da meia-noite, todos os convidados de Carol foram embora e
somente os amigos de sua mãe permanecerem, então houve uma revelação: Eles
eram todos bruxos! Carol também era uma bruxa de imensurável poder que
lhe tinha sido tirado logo após o seu nascimento.
Ela também descobre que tem um poderoso inimigo a combater e derrotar -
Hypollitus - um feiticeiro malvado capaz de tudo para conseguir mais Poder. E
Carol é a única bruxa que pode derrotar esse monstro em uma batalha feroz.
Através de sua luta para aceitar seu status diferente e tomar uma decisão
sobre a aceitação de sua missão na vida, Carol amadurece deixando de ser uma
garota socialmente desajeitada e tímida e se transformando em uma jovem mulher
corajosa e forte, que ama intensamente e que encara a sua missão com coragem por
causa do amor que ela descobre ter em seu coração por todos aqueles que
dependem dela. Será que Carol vai conseguir derrotar Hipollytus e descobrir a
verdadeira identidade de Erick no final?
 


Fizemos uma entrevista para que vocês possam conhecê-la um pouco melhor.



Boa noite Valéria!


Agradeço pela parceria e por essa entrevista. Fiquei muito feliz com seu contato e como adoro os nacionais, não poderia furtar meus seguidores de tão bela parceria. Obrigada!


1-) Acredito que uma rápida apresentação sobre você pode ser esclarecedora para nós, portanto, quem é a Valéria Schmitt?


Bem, Rudy! Quem tem a agradecer sou eu, pela oportunidade de estar aqui, num Blog conceituado como o seu, divulgando meu livro e me tornando conhecida. Ser sua parceira foi uma das melhores coisas que me aconteceu e eu só posso dizer: muito Obrigada!

Então vamos falar sobre a Valéria:  Eu sou uma dentista por profissão e escritora por vocação. Eu amo a profissão para a qual eu estudei, adoro cirurgia, amo estética e Odontologia Cosmética, mas é escrevendo que eu me realizo em todos os sentidos.
 Eu também posso ser considerada uma bookaholic, viciada em livros, a ponto de, como brinquei uma vez, ter síndrome de abstinência se ficar sem ler (risos). Sou uma mãe completamente apaixonada pelos meus dois filhos de 16 e 18 anos e também sou esposa e dona de casa. Adoro cozinhar e ficar muito tempo em casa. Muitas vezes eu passo três dias inteiros sem sair de casa e nem sinto falta disso. Já escrevi três livros e estou escrevendo o quarto, que é a continuação de OUTONO _ Inverno.



2-) Por que ser escritora?


Eu sempre me expressei muito melhor no papel. Sinto, muitas vezes, mais facilidade de escrever uma longa carta (hoje em dia, e-mail) do que falar pessoalmente, onde às vezes, eu posso me esquecer de dizer coisas importantes. Então, quando resolvi colocar no computador  minhas experiências com Programação Neurolinguística, as palavras fluíram com tanta intensidade que saiu o livro “A Lei da Atração”, então eu vi que aquelas redações que eu tanto gostava de fazer na escola poderiam ser mais complexas e que eu poderia escrever histórias, como aquelas que eu sempre gostei de ler.  As primeiras quarenta páginas de “Muito Além do Passado”, meu segundo livro, vieram numa sentada, escritas à mão num bloco de receituário, porque eu estava sem o meu notebook naquele dia. Depois veio a vontade de escrever para Young Adults e surgiu Outono.


3-) Conte-nos um pouco sobre o livro "Outono"   e sua criação?


Outono começou a ser escrito três vezes e só fluiu mesmo na quarta tentativa. Como acredito que tudo tem a hora certa de acontecer, creio que foi somente naquele momento que eu estava preparada para escrevê-lo, pois, tão logo o iniciei, a história veio aos borbotões e o livro foi escrito em pouquíssimo tempo. Criar a Carol e o Erick foi extremamente gratificante. Eu coloquei no Erick tudo o que eu sempre sonhei num namorado, quando eu era adolescente. Ele é sarcástico, engraçado, romântico, forte, corajoso, protetor, não é “meloso” e tem as inseguranças normais de um cara apaixonado que sabe das suas limitações e tem medo da sua amada não o aceitar como ele é. Quanto à Carol, eu confesso que, no início, eu ficava um pouco com raiva dela, por causa da sua baixa autoestima e dos seus medos, mas, depois que ela cresceu e se fortaleceu, se transformando numa jovem mulher que passou a acreditar em si mesma e que não era mais uma “pobrezinha indefesa”, eu passei a admirá-la muito. E eu colocava as situações que eu vivenciava no dia a dia no meu livro, como no dia em que ela foi cozinhar “pene ao sugo” e deixou tudo cair ao chão. Aquilo havia acabado de acontecer comigo e eu transportei para o livro. O quase afogamento em Abrolhos também foi uma experiência parecida com a que eu havia vivido no Caribe no ano anterior e por aí eu fui criando a história. Porém, escrever sobre bruxos é muito bom! É um universo onde TUDO É POSSÍVEL! Pensa: Acontece! Quer: Faz magia que tem! Quer voar: Voa! Quer desaparecer: Desaparece! E essa leitura, num mundo real onde vivemos e temos as nossas limitações mais do que reais, faz com o que o leitor viaje e sonhe na história assim como eu também viajei escrevendo e sonhando com o meu Universo Bruxo.


4-) Onde o livro pode ser encontrado para compra e como foi o lançamento?


O livro pode ser encontrado na minha loja virtual, no Bloghttp://valeriaschmitt.blogspot.com.br/p/loja.html, em versão E-Book e impresso, mas, para quem quiser baixar a versão Kindle, ele está disponível no Amazon http://www.amazon.com.br/OUTONO-M%C3%81GICO-ebook/dp/B00CUM3EWW/ref=sr_1_1?s=digital-text&ie=UTF8&qid=1375175107&sr=1-1&keywords=outonoAinda não houve um “Lançamento” do livro físico. Ele está na internet, à disposição, desde 25 de maio, mas, somente vai lançado oficialmente em Pitangui, num evento cultural promovido pela Escola Estadual Monsenhor Arthur de Oliveira, em novembro e deve ser lançado no Rio de Janeiro também na mesma época.


5-) Quais foram suas maiores influencias no mundo literário?


Sempre falo de José de Alencar! Amo seu jeito de escrever e pude meio que “imitá-lo” um pouquinho na primeira parte de “Muito Além do Passado” que se passa na França do Século XVIII, cabendo uma escrita mais rebuscada. Porém, para escrever histórias fantásticas, eu me inspirei em Rick Riordan e na saga de Percy Jakcson. Lendo outros livros de literatura fantástica, principalmente sobre algo que já foi escrito e existe há mais de dois mil anos, como Mitologia Grega, que eu amo de paixão, eu pude ver  que “no meu livro” eu poderia escrever qualquer coisa, porque era a “minha” história e, embora eu tenha mesclado muito da história da cidade para dar um toque de realismo à trama, eu não tenho compromisso com a verdade, porque estou escrevendo ficção. Muito embora eu tenha citado Harry Potter várias vezes no meu livro, como referência para a Carol em suas experiências bruxas, eu não me inspirei muito em sua saga. E não posso deixar de falar do meu querido Ganimedes José e seu livro “Quando Florescem os Ipês”, claro.



6-) Qual a sensação de ver seu livro publicado e a emoção de torná-lo público e acessível?


Um sentimento fantástico, inigualável! O sonho de todo escritor é ser lido! Quando vi que meu livro estava sendo lido e, principalmente, comentado, que as pessoas estavam gostando da história e se apaixonando pela Carol e pelo Erick da mesma maneira com que eu me apaixonei quando os criei, foi maravilhoso! É uma felicidade indescritível. Eu estou “in love” com a Carol e com o Erick e ver que outras pessoas também o estão, me faz delirar!


7-) Percebo um certo lirismo, romantismo em sua forma de escrever e acredito que carecemos  desse encantamento nos dias em que o individualismo vem dominando. Você se considera uma pessoa romântica? 


Uma pessoa que ama José de Alencar só pode ser muito romântica. Risos. Sim Rudy, eu me considero uma pessoa romântica e acho que todas as mulheres, sejam elas de 15, 25, 35, 45, 55, ou 65 e até mais velhas, ainda sonham com o “Príncipe Encantado”. Até escrevi um artigo sobre isso no meu blog. Particularmente, acho que ser Príncipe nos dias de hoje não é uma tarefa fácil, porque as candidatas à Princesa estão mais exigentes, mas, a gente sonha sim. Pra quem quiser dar uma olhadinha na minha opinião sobre Príncipes Encantados segue o linkhttp://valeriaschmitt.blogspot.com.br/2013/07/a-volta-do-principe-encantado.html


8-) Agradeço a concessão dessa entrevista e a confiança em nossa parceria. O que acha das parcerias com os blogs?


Acho essencial, fundamental! Os blogueiros têm uma influência imensa e sem ajuda de parceiros que nos auxiliem na divulgação das nossas obras, nós, escritores, não somos ninguém. Você pode ver Rudy, que todos nós temos um site, um blog e necessitamos que nossos livros sejam lidos e resenhados por vocês. Uma resenha positiva faz com que outras pessoas tenham vontade de ler o livro e um passa para outro e para outro até que um dia a gente pode ver que o livro está sendo comentado e difundido por um trabalho de formiguinha feito pelos administradores de Blogs. Eu vejo os comentários a meu respeito nos blogs que falam sobre Outono, que publicam resenhas e fico pensando: “Puxa! Eu tenho que agradecer muito a todos eles, porque, se não fosse por eles, ninguém me conheceria, ninguém falaria sobre mim!” Então, posso dizer que parcerias são o que a gente tem de melhor. E nesse caso, sou quem deve agradecer a você pela boa vontade em ser parceira, em publicar uma entrevista e em querer divulgar minha obra!


9-) Gostaria que deixasse uma mensagem aos nossos leitores e agradeço a atenção, o carinho e a parceria. Obrigada!


Para os leitores eu digo que escrevi meus livros com muito carinho, cada história foi criada com paixão e eu espero, sinceramente, poder chegar ao coração de cada um. E eu agradeço a você Rudy, novamente, pela atenção, pela boa vontade, pelo seu carinho e pela parceria. Beijos a todos.


E aqui um pouco mais sobre a Valéria.

 Valéria Schmitt – Biografia
Valéria Schmitt é dentista e escritora brasileira, nascida em PItangui, MG.
Em 1989 graduou-se em Odontologia pela Universidade de Itaúna, e, desde então,
tem escrito inúmeras publicações na sua área ou em outras áreas.
EM 2008 publicou seu primeiro livro, "A Lei da Atração".
De 2008 a 2010 escreveu para o Jornal Sétima Vila em Pitangui.
Em 2009 escreveu seu segundo livro, "Muito Além do Passado", cuja história se
passa na França do século XVIII e fala sobre o tema Terapia de Vidas Passadas.
Em 2011 mudou-se para os Estados Unidospor seis meses, a fim de poder
escrever "Outono" que é seu terceiro  livro e seu primeiro trabalho para
adolescentes.
Outono foi traduzido para o inglês sob o título Magical Autumn e está disponível
para venda em diversos países.
Outono é o primeiro livro de uma série: Inverno, Primavera e Verão.


Agradeço a Valéria pela parceria e por confiar no blog. Logo teremos resenha.


Cheirinhos

Rudy

Boa Tarde Sobreviventes! Mais uma semana se inicia! 
E aqui no SMM vamos iniciar com uma entrevista. A entrevistada é a Valéria Schmitt, autora da série Outono!
Como eu tinha visto várias entrevistas dela e quase sempre as mesmas perguntas tentei diferenciar um pouco.
Sabe qual a melhor parte? A banda escolhida por ela foi Engenheiros do Hawaii - que eu amo de paixão! ♥
Estão prontos? Vamos lá.




SMM: Dentista por formação, já foi professora de ciências, mas antes de publicar seu primeiro livro já escrevia artigos relacionados à sua formação. O que a motivou escrever ficção? Ainda exerce sua profissão anterior ou concilia com a escrita?

VS: Eu sempre fui fascinada por ficção, romance, fantasia e foi exatamente por causa disso que,  depois dos artigos científicos, da coluna do Jornal e do primeiro livro (sobre Programação Neurolinguística), eu quis me enveredar por esses caminhos onde tudo é possível, onde não se tem compromisso com a realidade e a criação é solta, livre! "Foi fantástico escrever fantasia "(sem pedir perdão pelo trocadilho, risos). E, sim, eu ainda exerço a Odontologia, consigo conciliar as minhas duas paixões.

SMM: Como foi sua experiência como professora? Voltaria a lecionar e por quê?

VS: Foi extremamente gratificante lecionar. O contato que eu tinha com os adolescentes de 12 e 13 anos só fez aumentar mais ainda a minha vontade de escrever para o universo deles. Eu fazia o tipo "professora amiga", que se sentava em cima da mesa e ia conversando enquanto apresentava meu conteúdo escolar. Deixei boas amizades entre os meus alunos e tenho contato com alguns até hoje. Voltaria a lecionar sim, sempre gostei de ensinar.

SMM: Por que escolheu o gênero Fantasia infanto-juvenil depois de publicar Muito Além do Passado? Como foi essa transição?


VS: O gênero fantasia já era um sonho antigo e a escolha, na verdade, havia sido anterior aos outros livros, só que a escrita não fluía. Outono começou a ser escrito mais de uma vez antes de que a história saísse aos borbotões da minha cabeça. "Muito Além do Passado" foi um livro "não programado". Um belo dia eu me sentei, sem o meu notebook, peguei umas folhas de receituário e comecei a escrever. Foram mais de 30 páginas de uma só vez! Então, foi meio que natural passar de um gênero ao outro.

SMM: Outono, saga ou série?


VS: Série, pois, o período de tempo vai ser de exatamente um ano (quatro estações). Para ser uma saga eu deveria contar a história em um período de muitos anos.


SMM: O que a levou escolher as estações do ano como títulos para a série?


VS: Primeiro porque a história começa no mês de abril onde é Outono no Brasil. Depois vem o fato de a cor dos olhos da Carol ser, muitas vezes, comparada à cor da folha de Outono e depois, no decorrer do livro, ela pensa que aquele Outono prenunciaria um Inverno negro e tenebroso em sua vida ( e ela tem razão, seu Inverno não será fácil). Por outro lado, à medida que as coisas forem mudando em sua vida, isso será como a mudança que as estações do ano provocam nas nossas próprias vidas. Subjetivamente, cada estação implica num sentimento diferente nas pessoas e não será diferente com a Carol.

SMM: Outono tem várias referencias a Harry Potter, mas seus personagens tem personalidades diferentes da obra de J. K. Rowling. Você se inspirou em alguém que conhece ou 'montou' a personalidade de cada personagem.


VS: Eu me inspirei em várias pessoas que conheço, inclusive em mim, mas, também criei traços da personalidade de cada um dos meus personagens de acordo com o papel deles na história. Fiz uma miscelânea entre observar o comportamento e o jeito de ser de algumas pessoas e criar os meus personagens com as características que eu queria para cada um.

SMM: Por que o nome Hypollitus para o vilão?


VS: Eu queria um nome forte, digno de um vilão. Hypollitus é um nome que inspira medo, mas, ao mesmo tempo sugere uma pessoa arguta e inteligente. Era exatamente o que eu imaginava para o meu vilão.

SMM: Se a série Outono for adaptada para o cinema nacional, que ator você indicaria para interpretar os protagonistas da série?

VS: Olha, eu não conheço muito dos atores brasileiros, principalmente os mais novinhos, mas, vou tentar achar com base no que eu conheço:


Carol: Marina Ruy Barbosa ou Juliana Paiva
Sissi: Bruna Marquezine ou Alice Wegman
Bernardo: Eu criei o Bernardo com as características do meu filho mais velho, então, fica difícil olhar para outro rosto e pensar nele, (risos). Mas, o Kleber Toledo seria ótimo no papel. Outra opção, se ele fosse mais novo seria o Thiago Fragoso. Pesar de ele ainda manter a fisionomia de novinho...
Erick: Humberto Carrão ou Guilherme Leicam de Malhação (ele seria perfeito se usasse lentes para ter os olhos negros)

Hypollitus: O Alexandre Borges se deixasse os cabelos negros e compridos seria um excelente ator para interpretar Hypollitus.

SMM: Se eu puder votar certamente ficarei com Klebber Toledo e Guilherme Leicam ;p

SMM: Qual o próximo título da série? Tem previsão de publicação?


VS: O próximo título é Inverno e creio que será publicado no início do próximo ano. Apesar de ter muita gente me cobrando a continuação de Outono para mais brevemente, acho que não vou conseguir.

SMM: O que os fãs de Outono pode esperar na sequencia?


VS: A Carol agora não é mais uma menininha frágil e medrosa. Ela amadureceu "na marra" e se descobriu uma mulher forte que não tem nada de indefesa. No próximo livro ela demonstrará mais da sua força porque sofrerá muitas perdas... Mais do que isso não posso falar.

SMM: Vamos lá - um Bate-Volta de perguntas e respostas.

  • Signo: Áries
  • Cor: Vermelho
  • Esporte: Natação
  • Comida: Pizza
  • Bebida: Vinho
  • Amigos: Irmãos de longa data que amo demais
  • Família: Meu tudo
  • Deus: O início e o fim de tudo o que conhecemos, alfa e ômega.
  • Dinheiro: Necessário para o conforto, o bem estar e a vida com dignidade.
  • Hobby (além de escrever (risos)): Ler muuuuito.
  • Uma característica: Persistência
  • Um defeito: Teimosia (quando a persistência vira teimosia, risos).
  • Não suporta: Mentira (tenho asco).
  • Admira: Pessoas gentis.
  • Um medo: Perder as pessoas que amo para a morte.
  • Uma mania: colocar as coisas nos lugares certos.
  • Um homem: Dalai Lama
  • Uma mulher: Lady Di
  • Um ator: Sean Connery
  • Uma atriz: Glória Pires
  • Um personagem: Capitu. Não gosto muito de Machado de Assis, mas, amo a Capitu.
  • Banda/cantor: A Ha, Engenheiros do Havaí, Julio Iglesias.
  • Uma musica: Perhaps Love
  • Um filme: As Invasões Bárbaras - Sem dúvida nenhuma, o melhor filme que já assisti.
  • Um autor: José de Alencar
  • Um livro: Quando Florescem os Ipês
  • Uma viagem inesquecível: França 2006 - Comemorei meu aniversário lá - Presente do meu marido.
  • Uma lembrança de infância: Meu pai me carregando no colo, era uma sensação maravilhosa de me sentir protegida de tudo.
  • Uma frase: "Sentir ódio ou ter ressentimento por alguém é como beber um cálice de veneno esperando que a outra pessoa morra." Shakespeare 
  • O melhor do Brasil: Seu povo hospitaleiro e generoso, sua natureza maravilhosa.
  • O pior do Brasil: A falta de vergonha do mesmo hospitaleiro e generoso que se esquece de tudo na hora de vender seu voto.
  • Valéria por Valéria: A Valéria é uma pessoa sincera ao extremo, que fala tudo o que pensa, generosa até demais, ama seus filhos acima de qualquer coisa e é romântica até mandar parar. Um pouco intelectual, coleciona livros (físicos e virtuais), não pode ver um sebo e morre por uma livraria. Adora ler e viajar (e também viaja enquanto lê), ama mitologia Grega e Romana. Tem um lado meio dona de casa e mãe que a faz ter um pé bem longe do feminismo. Gosta muito de cozinhar, mas, também tem um lado meio dondoquinha, que não dispensa o salto alto, o perfume e a maquiagem. Acho que a Valéria é um pouco de tudo e reúne em si características que vão de um extremo ao outro, risos.

SMM: E para finalizar, 4 Top 5:

- 5 autores nacionais: Ganimedes José, Zíbia Gasparetto, Roberto Drummond, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade
- 5 autores internacionais: Rick Riordan, JK Howling, Dan Brown, Gabriel García Marquez, Shakespeare
- 5 livros nacionais: A Moreninha, O Tronco do Ipê, O Guarani, Tieta do Agreste, Giselle
- 5 livros internacionais: Ana Karenina, Romeu e Julieta, Todos os Harry Potter, a coleção "O Ladrão de Raios", Maria Antonieta

VS: Você pode ver que sou bem eclética, risos.

Bem povo, é isso aí. Eu gostei bastante das respostas da Valéria e, aos fãs de Outono, qual a preferencia de vocês para uma possível adaptação para o cinema Nacional? 
Eu já deixei minha opinião ali em cima ;p
Só de imaginar o Guilherme Leicam com os olhos negros eu me apaixono! Acho que ele tem tudo a ver com o Erick. E vocês meninos? Quem preferem para Carol e Sissi?
Para quem não conhece, ficou curioso? Da um 'pulinho' na Loja Virtual da Valéria e conheça Carol e Pitangui. Tem resenha aqui no blog e lá no blog da Valéria também tem dezenas delas!
Boa Semana a todos e até a próxima!

Greice



Nenhum comentário: