terça-feira, 20 de agosto de 2013

Resenha do Blog Sobrevivendo ao Mundo Moderno sobre Outono

http://sobrevivendomundomoderno.blogspot.com.br/2013/08/resenha-5-outono.html#more

A Sinopse do livro já deixa uma ideia bem detalhada da estória então não vou repetir.
A narrativa é em primeira pessoa, narrada por Carolina Jardim ou só Carol. Com uma escrita cativante o enredo te prende e, em poucas horas o livro é devorado.
Na primeira vez que li, devo dizer, não fui até o fim. Espere, não é que a história é ruim. Em determinado ponto - que eu não posso dizer senão vira spoiler ;p - eu abandonei a leitura. Faltava poucas páginas para o fim. Depois, conversando com minha irmã, ela vira pra mim e diz: "- Greice, deixa de ser chata e termina de ler o livro! Por que tudo tem que ser como você quer? ".
Depois desse 'sermão' da irmã caçula, recomecei a leitura. Sim, não parti de onde havia parado. Resultado: acabei me surpreendendo. 
Vamos lá: Por que ler Outono?

A autora descreve muito bem o cenário nacional. Isso me fascinou na escrita da Valéria porque era como se eu estive andando pelas ruas de Pitangui - MG.
Valéria não se 'apega' só aos detalhes da cidade de Pitangui. Ela traz para a narrativa expressões mineiras, o que torna o cenário ainda mais real.
* Para os fãs do gênero fantasia YA, com toda certeza, Outono é uma leitura com diversão e apreensão garantida.




* Também chama a atenção o crescimento gradual da protagonista em aceitar quem ela realmente é.
* Outro ponto: 'Você se perguntou por que o livro se chama Outono?'. Eu me perguntei. A resposta? A protagonista acaba explicando durante seus insights das mudanças que ocorrem em sua vida do dia pra noite.

Acredito que a autora deixa bem claro que usa Harry Potter como 'referência' para alguns detalhes. Para mim foi uma fanpic - e muito bem escrita por sinal. É claro que os personagens tem personalidades diferentes e não tem uma escola como Hogwarts.
Para finalizar, Outono vai além da fantasia e do mundo da magia. Outono traz os problemas de todo adolescente: aceitar quem realmente é, aceitar suas diferenças. Outono discute entre linhas a amizade verdadeira, as amizades por interesse e claro, a descoberta do primeiro amor.
Para os fãs do gênero, sei que esperarão ansiosamente pelo próximo, pois agora Carol já não é insegura, mas uma mulher forte, corajosa e acima de tudo uma bruxa poderosa. Nada mais atrapalhará seu destino!
Em conclusão, o livro é muito bom mas acho que não sou exatamente o público alvo (o mesmo aconteceu com Meg Cabot - Sorte ou Azar), mas com toda certeza foi uma leitura super divertida e eu trouxe para o meu mundo o algodão-doce gigante da Carol. Afinal, quem  nunca quis desaparecer em algumas situações?
"Ah! Não! Isso não podia estar acontecendo! Eu preferiria mil vezes ser engolida por um algodão-doce gigante!".
" - Humpf! - eu não consegui dizer nada e não preciso falar que não havia nenhum algodão-doce gigante a postos para me engolir e e me salvar de tudo aquilo".

2 comentários:

Raíssa Nantes disse...

Tinha hora que eu torcia pros Algodões-doces canibais aparecerem pra ajudar a Carol.... rsrs

Valéria Schmitt disse...

Kkk se eu soubesse q vcs iriam gostar tanto desses algodões doces eu teria providenciado isso. Quem sabe em INVERNO? Beijos Raissa