terça-feira, 18 de junho de 2013

FAXINA

Fiz essa postagem em um Blog que nem existe mais há 5 anos! Posto novamente, relembrando que sempre é bom fazer uma faxina geral periódica!

"Há dois dias a casa está de faxina geral, a água derramando e lavando até os cantinhos mais escondidos... Vidraças, janelas, paredes... Até o carro entrou na dança!

Parece que a faxina está na alma também, a água pura renovando os sentimentos, clareando as janelinhas do coração, deixando os olhos mais límpidos...

Já repararam que, quando a nossa vida está desarrumada, isso reflete também em casa? O meu carro, então, é o primeiro que conta que a vida está bagunçada, ele próprio vira uma bagunça só.

Só ainda não descobri o que é que vem primeiro, se é a arrumação na vida ou na casa, sei que ambas acontecem mais ou menos juntas, uma puxando a outra. Quando a gente está triste, pra baixo, desanimada da vida, não tem vontade de arrumar gavetas, de limpar o carro, de deixar tudo em ordem...

Porém, é só começar a arrumar a casa, o carro, as gavetas, que a vida dá aquela clareada!

Ou será que é só a vida dar aquela clareada que a gente tem vontade de ver tudo nos seus devidos lugares?

Bom, ainda não descobri o que é que vem primeiro, mas uma coisa é certa, ambas as faxinas, a da casa e da alma, fazem um bem enoooorme!

Na faxina da alma é bom abrir mesmo a mala que está pesada demais e colocar tudo pra fora. Sentimentos bons como alegria, bondade, solidariedade e amor ao próximo podem voltar pra dentro porque não pesam nada...

Já a raiva vai dar um trabalho danado pra sair porque pesa muito... Então, depois que sair, não vale a pena colocá-la de volta, né?

O medo também vai ser encontrado num cantinho de difícil acesso, agarradinho, como se fosse um carrapixo, mas, com paciência ele sai.

Aliás, a paciência pode continuar do lado de dentro, porque faz falta em muitas horas da nossa vida.

Depois de tudo colocado pra fora, é só dar aquela arrumada geral e ver o que é que vai voltar sem pesar. Acabada a faxina, quando só os sentimentos leves vão estar do lado de dentro, a gente falta pouco pra sair voando...

Ah! Em tempo, a limpeza pode ser periódica, viu? Só faz bem.

Hoje sigo minha vidinha em completa paz. Casa limpa e alma mais que lavada."



Nenhum comentário: