terça-feira, 30 de julho de 2013

Entrevista pelo Blog "Por Mais Uma" _ É Pitangui sendo divulgada!

O Blog POR MAIS UMA  publicou hoje uma entrevista em que falo sobre Outono e sobre minha cidade, Pitangui. Acho importantíssimo o trabalho de pessoas que nos ajudam a divulgar nossas obras e o entretenimento como eles, conheçam um pouco do "Por Mais Uma":

"O Por Mais Uma não é apenas mais um blog sobre entretenimento, ele pode – e deve- ser encarado como algo além. Surgiu no fim de dezembro de 2012, quando três pessoas se juntaram por possuir muito em comum e, do nada, do nada mesmo, decidiram criar um espaço em que pudessem falar sobre aquilo que mais gostavam para outras pessoas que, possivelmente, possuem os mesmos pontos em comum.
A proposta do espaço não é apenas falar sobre o que mais gostam ou limitar o conteúdo se debruçando apenas sobre um tema, mas é inserir os outros, mais mentes, em um universo que pode ser mais que mero entretenimento, pois, séries, cinema, música, livros são o alimento para a sensibilidade e imaginação humanas."
Visitem o Blog:

http://pormaisuma.com/2013/07/valeria-schmitt-outono-2/#comment-4896

ENTREVISTA POR MAIS UMA:

Se você acompanhou o blog nos últimos meses deve ter visto nossos posts sobre os autores nacionais e sobre a relação com a Semana do Livro Nacional. A SLN acabou, mas nos abriu uma nova porta, graças a ela conhecemos diversas obras nacionais e tivemos contatos com muitos autores.
Graças a essa busca, encontramos Valéria Schmitt e sua obra “Outono”. Valéria é de Minas Gerais, graduada em Odontologia e, claro, escritora. “Outono” é sua terceira obra, mas é a primeira para o público adolescente, sendo o primeiro da série. Enquanto lia o livro, algumas curiosidades foram despertando, entramos então em contato com a autora para uma pequena entrevista que, apesar de contar alguns detalhes da narrativa, está controlada com spoilers, mas destacam os fatos mais interessantes que encontramos na obra da mineira.
Por Mais Uma – Achamos muito interessante que histórias fantásticas sejam ambientadas no Brasil, o que a fez escolher Minas Gerais? 
bigValéria Schmitt – Eu Moro em Minas, em Pitangui, uma cidadezinha fantástica que está prestes a completar 300 anos de existência, é a Sétima Vila do Ouro das Minas Gerais  e foi completamente esquecida pelo resto do Brasil. Nunca se fala em Pitangui quando se pensa em “cidades históricas mineiras”, nossas rebeliões não foram contadas nos livros, existia também o fator “distância” pois, Pitangui é a única Vila do Ouro que fica “fora da rota” das demais cidades, enfim, muita coisa contribuiu para que a cidade perdesse sua identidade e eu quis resgatar isso como um presente para velhinha no seu tricentenário.
Por Mais Uma – A história começa a ser contada quando Carol descobre que é uma bruxa… Você se baseou em alguma mitologia específica para explicar os poderes retirados da personagem e a tradição envolta desse mundo mágico que criou?
Valéria Schmitt –  Não me baseei em nada especificamente, embora a literatura esteja cheia de lendas sobre poderes retirados de pessoas e sobre se esconder um determinado herói até uma hora onde a história realmente começa. Começamos por “A Bela Adormecida” que, inclusive, eu cito também no livro. Ela ficou escondida por 16 anos por causa de uma profecia. À medida que vamos lendo sobre as lendas e mitos de vários povos ou mesmo contos da Carochinha, nos deparamos com inúmeras histórias parecidas. A tradição desse “mundo bruxo” onde vive a Carol foi criada por mim, e, claro que me inspirei em coisas que li. Porém, foi num momento de bastante vontade de brincar com os números que inventei aquela história sobre a idade dos bruxos ser contada de forma diferente. Na verdade, o que eu quis no decorrer da história foi fazer a coisa toda parecer o mais real possível, mesmo com todo aquele arsenal de poderes sobrenaturais que os bruxos e os outros seres possuem.
Por Mais Uma – Em um momento do livro, Carol diz “como se eu fosse a versão feminina de Harry Potter”, existe alguma relação intencional com a obra de JK Rowling? 
Valéria Schmitt –  Na verdade, eu cito Harry Potter mais vezes no decorrer do livro. O que eu quis com essas menções foi demonstrar que a Carol é uma adolescente normal que leu Harry Potter e se encantou com ele como quase 100% dos garotos da atualidade. O fato de ela se descobrir bruxa e ficar se perguntando se tinha que estudar numa escola para bruxos ou se ela precisava de varinha ou mesmo quando ela fala em “Oclumência” numa determinada hora, mostra que ela leu todos os livros da série e gostou. Outra coisa que me levou a relacionar livros famosos com minha obra foi a imitação, rsrs. No livro de Dan Brown, “O Código da Vinci” ele fala sobre isso, numa hora em que alguém cita o livro mais lido do mundo, o professor Langdon fala que não sabia que Harry Potter havia sido tão lido assim. Porém, o livro mais lido do mundo, nesse caso, era a Bíblia, rsrs. Achei interessantíssimo. No último livro dele, “Inferno” ele usa do mesmo recurso quando o editor de Langdon diz que ele deveria escrever sobre “50 Tons de Iconografia” se quisesse ter mais prestígio, numa referência ao livro “50 Tons de Cinza”. Acho essa interação muito boa, sem contar que torna o livro mais leve, com uma pitada de humor.
Por Mais Uma – Por falar em relação com outras obras, quais seus autores favoritos e suas inspirações?
Valéria Schmitt – Não me canso de falar que meu autor favorito é José de Alencar. Amo o jeito que ele escreve e adorei ler todos os seus livros. Li “O Tronco do Ipê” várias vezes, “O Guarani” eu li pelo menos três vezes e amei todas elas. Eu pude “imitar” um pouco o seu jeito na primeira parte do meu livro “Muito Além do Passado”, que se passa na França do Século XVIII, é muito bom poder escrever desse jeito rebuscado de José de Alencar. Dos contemporâneos, vamos novamente falar em Ipês: Ganimedes José com sua obra “Quando Florescem os Ipês” me encantou aos 12, aos 13, aos 14, aos 15 e continua me encantando. Li esse livro muitas e muitas vezes e sempre me apaixonei! O jeito simples da escrita, a história daqueles quatro jovens me fez querer escrever para essa faixa de idade… Embora o livro não seja de literatura fantástica, pelo contrário, é muito real.
Por Mais Uma – Sobre a sequência de suas obras, já possui outra em andamento? Existe algum plano para contar mais sobre os bruxos? E sobre outras criaturas fantásticas? 
Valéria Schmitt – Sim, sim, sim!!! Sobre Carol e suas aventuras, estamos dando continuidade em “Inverno”, que já está sendo escrito. O plano é escrever 4 livros. Depois virão “Primavera” e “Verão” com mais histórias sobre Erick e Carol e suas lutas contra Hypollitus. A situação promete ficar mais complicada de agora em diante. Sobre outras criaturas fantásticas, bem, talvez eu escreva, pois, esse tipo de história nos dá uma liberdade tremenda, uma vez que tudo é possível! Ainda que queiramos tornar a nossa fantasia um pouco mais real, até para ser aceita mais facilmente, não temos compromisso com a realidade. Estou amando me aventurar pela literatura fantástica.
Interessou-se pelo livro? você pode comprá-lo em ebook na Amazon (apenas R$ 2,11) ou pode comprar o impresso aqui. Para saber mais sobre a autora e suas obras é só acessar oblog de Valéria  e, claro, o blog de Outono.

Nenhum comentário: