Outono - Página 21
_ O nosso trabalho é sobre políticos de projeção nacional que descenderam de pitanguienses, do ramo da matriarca Joaquina. Nós vamos ter que procurar o tronco familiar que gerou como descendentes os políticos: Getúlio Vargas (ele nasceu lá no Rio Grande do Sul, mas, descende daqui), Juscelino Kubistschek, Gustavo Capanema e Benedito Valadares.
_ Tem também o Magalhães Pinto e até o Aécio Neves, não podemos esquecer. _ emendou Sílvia.
_ E o Tancredo. Nós vamos ter um trabalhão _ continuou Cláudia _ Pitangui é berço de muitos políticos e todos de projeção nacional.
_ E quem vai fazer o trabalho sobre Domingos Rodrigues do Prado? _ Sissi perguntou. _ A revolta de Pitangui foi bem antes da de Felipe dos Santos e antes até da revolta de Tiradentes que foi apenas em 1789,
enquanto que o nosso motim do Quinto do Ouro foi em 1720. Estranho a gente não aparecer em nenhum livro né?
_ É verdade Sissi... Acho que é a turma do Leandro e do Gustavo que vai falar sobre o Domingos. Gente, por que será que nós não aparecemos nos livros de História, hein? Pitangui foi tão importante! _ Cláudia retrucou.
_ Vai saber! _ eu disse respondendo a pergunta de Sissi e Cláudia. _ Esse até que seria mais um bom material de pesquisa. Gente, alguém vai falar sobre Padre Belchior?
_ Vai sim, eu vi a professora distribuindo, só não me lembro em qual grupo.
Eu continuei falando sobre o Padre Belchior, porque eu queria evitar que o assunto recaísse sobre mim e Erick:
_ O Padre Belchior não poderia ficar de fora, afinal, foi ele o responsável pela independência do Brasil quando ele falou com D. Pedro I que, se ele não declarasse independência, seria prisioneiro das cortes. Como ele era seu conselheiro oficial, D. Pedro o ouviu.
_ Ele está mesmo enterrado lá na escadaria da Igreja matriz? _ Clara perguntou.
_ Está sim, foi um pedido dele. Vocês viram que saiu uma reportagem sobre o casarão dele no jornal? Parece que vai ser recuperado. _ eu não sabia mais o que
falar pra desviar a atenção das meninas do meu “namoro”. Dessa vez ninguém me respondeu."
Outono - Página 194
Nenhum comentário:
Postar um comentário